Em novembro o IFMT campus Confresa recebeu a visita de membros do Núcleo de Correição do IFMT. O setor é “responsável pela realização e acompanhamento de apurações de irregularidades com caráter disciplinar, velando pelo direito do servidor ao contraditório e ampla defesa dentro de um devido processo legal”, esclareceu Vinicius de Moraes Arantes, coordenador do núcleo.
Segundo ele, o Núcleo de Correição enquanto unidade de Corregedoria deste IFMT é encarregado de promover o fomento de ações profiláticas, educadoras e saneadoras junto a servidores, promovendo o zelo pela probidade e moralidade, responsáveis por solidificar a credibilidade institucional perante a comunidade.
A visita culminou em uma palestra na câmara de vereadores da cidade de Confresa. Além de servidores do campus, participaram pessoas ligadas a outros organismos do estado de Mato Grosso e do município. “Foi feita uma abordagem didática do funcionamento do Controle Disciplinar no IFMT (deveres, proibições e instrumentos utilizados na apuração de irregularidades), foi divulgado o projeto de criação da Corregedoria Seccional e ainda trabalhamos, no contexto preventivo, os principais catalizadores de conflitos dentro das instituições públicas e como evitá-los”, disse Arantes.
Confresa é o segundo Campus do IFMT a receber a palestra prevista para acontecer em todos os Campi do IFMT, até março de 2018. “A ação faz parte do plano de trabalho de criação e implantação da Corregedoria Seccional do IFMT e divulga o trabalho realizado pelo Núcleo de Correição enquanto setor que zela pelos direitos dos servidores do IFMT”, sintetizou Arantes.