Primeiro curso de Liderança Feminina no IFMT visa fortalecer atuação de servidoras

Publicado por: Reitoria / 23 de Agosto de 2024 às 17:22

Nesta quinta-feira (22), iniciou-se o primeiro módulo do curso de formação de Lideranças Femininas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), realizado no auditório da Reitoria. A iniciativa é um desdobramento da atuação da Comissão Permanente de Participação Feminina ‘Elas no IFMT’ e tem como objetivo capacitar servidoras de todos os campi para atuarem como gestoras.

O curso contará com quatro encontros presenciais, abordando temas como divisão sexual do trabalho e desigualdade laboral, gestão da comunicação, liderança e desenvolvimento de equipes, empreendedorismo e inovação, captação de recursos, planejamentos estratégico, orçamentário e financeiro e educação profissional e tecnológica.

A carga horária total é de 100h e a etapa final da capacitação incluirá uma imersão em administração pública, prevista para ocorrer em Brasília em 2025.

Durante as discussões do módulo "Divisão sexual do trabalho e desigualdade laboral", ao problematizar as relações de poder que compõem as relações de trabalho, a ministrante e professora de filosofia do IFMT, Regina Olea, destacou que a formação atende a uma necessidade do IFMT de promover a equidade de gênero nos cargos de gestão da instituição.

“Somos uma instituição de ensino e precisamos ser exemplo para a sociedade. A realização deste curso proporciona o empoderamento para nós, servidoras, que já possuímos a formação necessária para a gestão, mas que, por vezes, nos sentimos intimidadas pela estrutura patriarcal”, afirmou Olea.

Entre as representantes de campi presentes, estava a servidora Patrícia Morais, do Campus Barra do Garças. A docente destacou que busca no curso mais embasamento científico para trabalhar o tema do feminismo no ambiente de trabalho e no dia a dia.

“Eu decidi participar porque quero ter repertório contra a prática de assédio e construir uma orientação sobre o movimento feminista. Acredito que precisamos ter uma fala científica para mostrar que mulheres empoderadas são firmes, não loucas”, disse.

Ao final do segundo dia de curso a administradora Josiele Fuzinato, umas das quatro técnicas administrativas do campus Guarantã do Norte, classificou o primeiro módulo como “inspirador”, especialmente pelo compartilhamento das experiências femininas e desafios na instituição.

“Pude ver que temos muito em comum, aprender técnicas de comunicação e maneiras assertivas de me posicionar enquanto mulher no ambiente de trabalho. Superou tanto as minhas expectativas que a vontade é voltar e falar com o meu diretor para realizarmos essa formação lá no nosso campus,” contou.

O primeiro módulo contemplou técnicas de oratória e a presença feminina atual no IFMT. Os próximos módulos acontecerão em setembro e outubro, e a expectativa é que novas turmas sejam formadas no futuro.