A Pró-reitoria de Extensão (Proex) lançou nesta quinta-feira (30/12), a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos que concluíram cursos no IFMT até o final de 2020. O formulário poderá ser respondido pelos ex-alunos da Instituição até o dia 15 de abril de 2022. A expectativa é de que até o mês de julho de 2022, seja publicado o 3º Relatório dos Egressos do IFMT.
O coordenador de Egressos e Mundo do Trabalho, Bruno José de Amorim Coutinho, esclarece que as informações são fundamentais para a Instituição, por subsidiar análises sobre a formação e a inserção do egresso no mundo do trabalho após a sua formação no IFMT.
O coordenador explica que “a pesquisa faz parte da Política de Acompanhamento de Egressos do IFMT, com formato unificado e institucionalizado desde o final de 2017. A pesquisa proporciona um momento de intercâmbio de informações entre o IFMT e os ex-alunos, em que ao final do processo de coleta de respostas, as informações são tratadas e traduzidas em um relatório da pesquisa de acompanhamento de egressos. Com isso, é possível retroalimentar informações à Instituição e planejar ações de curto, médio e longo prazo. Hoje é possível verificar na Instituição, que a cultura do acompanhamento de egressos, vem ganhando cada vez mais espaços nos eventos institucionais, através de rodas de conversas e trocas de experiências entre egressos e a comunidade escolar, aproximando principalmente os estudantes das experiências vivenciadas pelos egressos no mundo do trabalho”.
Outro dado importante revelado pelos Relatórios das Pesquisas de Egressos dos anos de referência 2018 e 2019, foi em relação a uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMT, que buscava medir entre os respondentes o percentual de egressos inseridos no mundo do trabalho e o êxito da instituição quanto à formação destes egressos, onde a meta de 40% de empregabilidade para os egressos foi ultrapassada e o resultado da pesquisa apontou que o IFMT alcançou mais de 60% de empregabilidade entre o ex-alunos respondentes e mantendo-se estável nas duas pesquisas.
Assim, a pesquisa e o relatório, além de evidenciar informações para aprimoramento dos processos e metodologias do ensino e da aprendizagem, tornam-se mais um instrumento de transparência, com o qual a sociedade poderá aferir os resultados e a eficiência do trabalho realizado pelo IFMT, sob a avaliação dos ex-alunos.
As informações sobre a Política de Acompanhamento de Egressos e os relatórios referente às pesquisas correspondentes ao ano referência 2018 e 2019 estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Extensão.