O ENEC 2023 acontece em Uberlândia entre os dias 01 a 03 março com o tema Democratização do Ensino de Química: (des)caminhos das Políticas Públicas Brasileiras. A organização do XXI ENEQ é da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ). Ele é considerado o principal evento na área de Ensino de Química, reunindo pesquisadores das diversas regiões do país e de fora dele, para momentos de diálogos e interação entre os/as participantes, em palestras, mesas, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, lançamento de livros, mini cursos, atividades culturais e conferências, segundo o professor DR°. Marcelo Franco Leão.
Leão e o Prof. Dr. José Guilherme Lopes (UFJF) foram os debatedores no TEMA DE DEBATE com o título "A pós-graduação na formação docente em química: pesquisador que ensina ou professor que pesquisa?"
"Fiquei honrado com o convite, em poder participar deste evento nacional, de minha área de atuação, e representar o IFMT, o Curso de Licenciatura em Química, e o ensino de Química que estamos desenvolvendo no IFMT por meio das Licenciaturas na nossa região do Araguaia. Levo essa experiência na qual aprendi com esses ricos momentos de trocas de experiências entrebos participantes de diversos lugares. Trago também, para minha prática pedagógica, importantes reflexôes e ações que foram socializadas e que, com certeza, contribuirão para a formação do professor pesquisador e de um pesquisador que ensina Química. Realmente essa formação é muito importante e vai se construindo no decorrer da trajetória acadêmica e profissional. Assim, me sinto privilegiado em poder participar desse processo", disse Leão sobre sua participação.