PROFESSOR DO IFMT CAMPUS CONFRESA PROFERE PALESTRA EM FORMAÇÃO UNIFICADA PARA PROFESSORES DE PORTO ALEGRE DO NORTE

Publicado por: Campus Confresa / 9 de Fevereiro de 2021 às 19:42

Cerca de 120 profissionais da educação participaram de formações da Semana Pedagógica Unificada que aconteceu entre os dias 02 e 05 de fevereiro de 2021, para os professores de 07 escolas da Rede Estadual de Ensino (Ensino Fundamental/ Ensino Médio/Educação de Jovens e Adultos/Educação do Campo): E.E. Gilvan de Souza (EJA), E.E. 13 de Maio, E.E. Tapirapé, E.E. Alexandre Quirino, E.E. Antonia Leão (Campo), E.E. José Gonçalves (Campo) e E.E. Nova Chance (Sistema prisional).

As temáticas abordadas foram: Avaliação sobre Ensino Remoto de 2020; Ensino Híbrido; Competências socioemocionais; e Metodologias Ativas e Protagonismo juvenil. Este último assunto foi proferido pelo Prof. Dr. Marcelo Franco Leão do IFMT Campus Confresa, palestra ocorrida na manhã do dia 04/02/2021, via Google Meet.

Em sua fala, o professor abordou a necessidade das aulas na Educação Básica promover condições para que os estudantes desenvolvam as competências necessárias na atualidade: Pensamento Crítico; Criatividade; Trabalho em Equipe; Comunicação Efetiva; Alfabetização Tecnológica; Alfabetização Global; Flexibilidade; Iniciativa; Habilidades Sociais; Liderança e Cidadania. Leão também enfatizou o importante papel de mediador que o professor desempenha e que o segredo para obter êxito no processo educativo está na organização e no planejamento docente.

Algumas metodologias abordadas na formação continuada foram: Aprendizagem Baseada em Problemas; Estudo de Caso; Metodologia cooperativa; Metodologia Montessoriana; Metodologia Freiriana; Metodologia da Problematização; Open Space (Espaço aberto); Gallery Walk (Galeria de ideias); Rotação por estações; Laboratório Rotacional; Sala de Aula Invertida; Games educativos e Mapas conceituais.

Segundo Leão: “Foi um rico momento de trocas de experiências entre os pares, além de que o momento de isolamento e ensino remoto pede que tenhamos a disposição e iniciativa de buscar coletivamente soluções práticas para que todos tenham educação de qualidade”.

Texto: Marcelo leão e Telma Aguiar