início do conteúdo

Professora do Campus Confresa palestra em Semana Pedagógica de município vizinho

Publicado por: Campus Confresa / 30 de Janeiro de 2025 às 06:47

O IFMT Campus Confresa tem contribuído com as semanas pedagógicas de municípios circunvizinhos. Nessa segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 a professora Celia Ferreira de Sousa, participou da semana pedagógica da escola municipal Canaã, no Município de Canabrava do Norte, onde proferiu palestra – com o tema: Recomposição de aprendizagem e fortalecimento de novas práticas Pedagógicas: Um olhar sobre a importância da família no ensino e na aprendizagem escolar.

"Considerando a demanda da escola, fiz primeiramente uma contextualização do cenário atual sobre a Alfabetização no Brasil, puxando o fio condutor para a política de educação proposta pelo MEC na gestão de Ministro da educação Camilo Santana. A partir dessa reflexão, e dos dados de suficiência escolar, em que os resultados precisam ser exitosos, abordei a Constituição Federal, Art. 205, onde diz: 'A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho'. Como vimos, a educação também é dever da família. Mas como aproximar a família da escola?", indaga a professora. 

Ferreira dá uma série de sugestões para essa aproximação: "Uma possibilidade é através dos projetos pedagógicos, temos que trazer a família para juntos descobrirmos o que a gente pode fazer para melhorar a participação e o desempenho dos estudantes. Outra possibilidade é considerar o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária".

Outra opção da escola, conforme a professora Célia, seria "contar com apoio do Conselho Tutelar que é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, cuja missão institucional consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária". A atuação ocorre em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos, comenta a professora.

Célia diz que considera a temática extremamente importante, para ser debatida na escola, sobretudo nesse cenário pós pandemia, em que as políticas públicas governamentais estão priorizando o desenvolvimento de os programas de busca ativa dos estudantes que por diversos motivos ficaram excluídos dos espaços educacionais, ou até mesmo àqueles que voltaram, mas ainda não acompanharam o nível esperado para sua idade. Ela parabenizou a gestão da escola pela escolha de temáticas que considera "essenciais para serem debatidos logo no início do ano, momento em que são traçadas metas e estratégias para a melhoria do ensino e aprendizagem".

A Coordenadora Pedagógica da escola, Cleia Leando de Almeida, também retribuiu agradecendo ao IFMT e à professora Célia, e ainda elogiou a ação: "A palestra abriu um leque de possibilidades para discutirmos a questão da família e desenvolvermos projetos de como envolver os pais na escola. Conversando, ampliamos nossa visão e vislumbramos novos caminhos. Foi uma experiência muito boa e bem recebida por todos.”

Texto: Célia Ferreira
Adaptação jornalística: Telma Aguiar

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT