Propes publica edital de bolsas para estudantes de programas de pós-graduação do IFMT

Publicado por: Reitoria / 21 de Agosto de 2024 às 15:20

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), divulga o edital para a concessão de bolsa de pós-graduação aos projetos de pesquisa dos programas de pós-graduação stricto sensu do IFMT. O período para o cadastro dos projetos será de 23 de agosto até 05 de setembro de 2024, no SUAP – Módulo Pesquisa (https: suap.ifmt.edu.br).

Bolsas para estudantes de programas de pós-graduação stricto sensu do IFMT

Serão concedidas até 04 bolsas para estudantes de programas de pós-graduação stricto sensu do IFMT, sendo 01 bolsa para cada programa: Ciência e Tecnologia de Alimentos, Química Tecnológica e Ambiental, Ensino e Educação Profissional e Tecnológica.

O valor da bolsa será de R$ 2.100 mensais, cada uma. O pagamento das bolsas aos estudantes fica condicionado ao orçamento do IFMT para os exercícios de 2024 e 2025. As bolsas terão vigência de até 12 meses.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu do IFMT que serão contemplados são:

• Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA, campus Cuiabá Bela Vista);
  • Mestrado Profissional em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA, campus Cuiabá Bela Vista);
  • Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT, campus Cuiabá Octayde);
  • Mestrado em Ensino (PPGEn).

Requisitos para a submissão das propostas

É requisito da equipe ser composta por pelo menos 2 membros. Sendo 1 discente de algum dos cursos de pós-graduação citados no edital referente e 1 coordenador do programa de pós-graduação (PPG), o qual deverá ser o coordenador do projeto. Na impossibilidade do coordenador do PPG cadastrar o projeto, este poderá ser cadastrado pelo(a) orientador(a) do(a) discente.

Requisitos do(a) discente: estar regularmente matriculado(a) em curso de pós-graduação stricto sensu do IFMT; ter o rendimento e a frequência acadêmica adequados aos parâmetros do curso; dedicar pelo menos 12 horas semanais ao projeto; ter currículo lattes atualizado há, pelo menos, 3 meses; não possuir pendência no âmbito do IFMT.

Requisitos do(a) coordenador(a) do projeto de pesquisa: ser servidor(a) cadastrado em curso de pós-graduação stricto sensu do IFMT; ser orientador(a) de discente matriculado no curso de pós-graduação stricto sensu do IFMT; ter currículo lattes atualizado há, pelo menos, 3 meses; não estar afastado para capacitação ou outro tipo de licença e não estar aprovado em processo de remoção ou redistribuição; não possuir pendência no âmbito do IFMT, na prestação de contas de editais/chamadas da PROPES, de projetos de pesquisa, inovação ou extensão, incluindo os relatórios técnico-científicos e a finalização de tais projetos no Suap, quando for o caso.

Para realizar o cadastro do projeto no SUAP - Módulo Pesquisa

Cada programa de pós-graduação (PPG) poderá cadastrar apenas um projeto no Suap e será responsável pela seleção interna de seus projetos, adotando os critérios próprios previamente definidos. Ainda, deve-se anexar o Termo de Compromisso do Discente do IFMT, conforme orientação no final deste Edital.

O cadastro dos projetos ocorrerá exclusivamente por meio do preenchimento e envio dos formulários disponíveis no SUAP – Módulo Pesquisa (https: suap.ifmt.edu.br).

O projeto deve apresentar objetivos e metas e ter o prazo de execução de até 12 meses. Além de não ultrapassar o limite determinado da bolsa do(a) discente previsto no edital referente. No momento do preenchimento no SUAP – Módulo Pesquisa, os itens obrigatórios (acompanhamento e avaliação do projeto durante a execução) poderão ser desconsiderados.

Avaliação realizada pela Propes dos projetos cadastrados

A avaliação realizada pela Propes dos projetos cadastrados será por meio de análise documental. Avaliando a proposta coerente com a área e linhas de pesquisa, conforme regulamento vigente do programa de pós-graduação. Até 10 de setembro de 2024, será realizado a avaliação dos projetos cadastrados e a divulgação do resultado preliminar.

Sendo estabelecido que as metas devem estar expressas em termos quantitativos, mensuráveis e, portanto, verificáveis no decorrer de cada período de execução da proposta. É necessário informar, detalhadamente, quais são as atividades necessárias para o alcance de cada meta estabelecida, indicando o período previsto para início e término da realização.

Apoio às atividades dos programas de pós-graduação stricto sensu do IFMT

A pós-graduação do IFMT, conta com o objetivo de fomentar as atividades de pesquisa aplicada que atendam aos objetivos e níveis dos programas de pós-graduação stricto sensu do IFMT. Além de possibilitar a melhoria dos índices de produção científica dos programas, promover a geração de produtos e processos inovadores que resultem em propriedade intelectual e contribuir para a consolidação do IFMT como centro de referência em programas de pós-graduação stricto sensu.

Para mais informações, confira em anexo, o Edital N° 124/2024. Acesse a página de editais do Suap, por meio do link: https://suap.ifmt.edu.br/pesquisa/editais/.