A III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - Jenpex, este ano com o tema "Ensino, Pesquisa e Extensão na formação integral dos sujeitos na região Araguaia Xingu” aconteceu entre os dias 30 de outubro a 01 de novembro de 2019, no IFMT Campus Confresa, reunindo estudantes, egressos, pesquisadores, escritores, representantes do poder político e dos mais diversos seguimentos sociais da região.
A Jenpex teve cerca de um mil inscritos, um público visitante superior a uma mil pessoas, mais de cem trabalhos aprovados ( apresentações orais, pôsteres, demonstrações técnicas) e trinta e nove minicursos com temas que vão da linguagem à prática de alimentos. O evento também ofereceu aos visitantes do campus atendimento médico, em especial os oferecidos na campanha Outubro Rosa, e ainda foi possível mudar o domicílio eleitoral e pedir o título de eleitor.
Para o presidente da Jenpex, professor Marcelo Leão, "foi uma experiência maravilhosa poder participar da organização da III Jenpex. Nossos objetivos foram alcançados, pois de fato ocorreu um espaço de encontro e socialização das experiências de ensino, pesquisa e extensão realizadas no IFMT e em outras instituições. Foi uma verdadeira celebração da região Araguaia Xingu, algo lindo de se presenciar. Nosso campus estava repleto de pessoas trocando saberes, seja nas salas dos minicursos ou de apresentação de trabalhos, seja nas palestras ou nas visitas aos setores, enfim, tudo aconteceu conforme planejamos. Ao escutar os depoimentos de alguns participantes percebi o quanto o IFMT faz a diferença e é importante na vida de muitas pessoas dessa região tão necessitada e com tanto potencial como a nossa. Sou grato a todos os servidores e estudantes envolvidos e tenho certeza que todos os nossos esforços valeram a pena".
No segundo dia do evento o público conferiu a mesa redonda “Políticas Públicas Educacionais voltadas para os Direitos Humanos e a cultura da paz” com o estudante egresso do IFMT Campus Confresa, Kaime Silvestre Silva Oliveira, que é representante brasileiro na Organização das Nações Unidas (ONU), e acadêmico de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - Minas Gerais. Houve ainda a palestra com Paulo Adolfo Simões - Diretor do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, e ainda a palestra do Reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, sobre "A importância do Ensino, da Pesquisa e da Extensão na formação integral dos sujeitos."
O público também pôde conhecer e interagir com a intercambista Sabrina Oricchio, que é italiana e está fazendo intercâmbio no IFMT campus Barra do Garças. Durante a conversa, ela contou sua experiência de viajar apoiada por uma entidade que organiza intercâmbios, sobre ensino e aprendizagem de língua estrangeira e respondeu à diversas curiosidades do público.
Além disso, também houve o lançamento do livro "Resistência e Luta Conquistam Território no Araguaia Mato-grossense", de Antônio Canuto e "Uma História da Cartilha do Araguaia ESTOU LENDO", de Alessandra Carneiro. Ainda houve lançamentos de E-book de servidores e estudantes do IFMT relatando experiências de ensino aprendizagem.
O evento foi acompanhado de perto pelo Pró-reitor de Pesquisa, Wander Miguel de Barros, pelo Prefeito de Confresa Rônio Condão, o Pró-reitor de Ensino, Carlos André de Oliveira Câmara, pelo Pró-reitor de Extensão, Marcus Vinicius Taques Arruda e outros professores de instituições públicas e privadas de ensino da região.