Reitor do IFMT Faz visita a Dom Pedro Casaldáliga

Publicado por: Campus Confresa / 22 de Novembro de 2019 às 19:10

O Reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, fez uma visita ao bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga. A ocasião foi motivada pela aproximação do aniversário de 10 anos de inauguração do Campus Confresa que acontecerá em Abril de 2020.

“O objetivo da visita foi agradecer a intercessão pessoal de Dom Pedro para trazer um IFMT para a região e pedir-lhe uma bênção, entretanto, só conseguimos mesmo agradecer à ele por todo seu histórico de luta em favor da educação no Araguaia”, disse De Paula.

Willian estava acompanhado do diretor geral do Campus Confresa, Giliard Brito de Freitas, que explicou que em comemoração ao aniversário de 10 anos, o Campus Confresa prepara uma série comemorativa que inclui vídeo institucional e logomarca personalizada, dentre outras ações.

O religioso recebeu os visitantes durante seu banho de sol matutino e, ao pé do ouvido, ajoelhado ao lado de sua cadeira de rodas, Willian lhe fez os agradecimentos. Depois o reitor do IFMT tomou um café na cozinha do religioso e em seguida fez um tour pelos prédios da prelazia, passando pelo Arquivo e pela Capela, onde conheceu a obra do pintor espanhol Cerezo Barreto. Ele também visitou a Ansa, instituição ligada à prelazia que recebe estudantes do Campus Confresa para estagiar em seu viveiro de mudas e na despolpadeira de frutas.

Dom Pedro Casaldáliga vive no Brasil há mais de cinquenta anos, como Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia desde 1971. Neste mês de novembro, a prelazia realiza eventos e recebe diversos visitantes em comemoração aos seus 50 anos. O legado de Dom Pedro junto à educação da região remonta à sua chegada ao Araguaia.

“Quando chegamos os primeiros missionários da Prelazia a esta região do Araguaia ficamos surpreendidos com o pedido insistente que nos fazia o povo. Queriam escola, colégio, educação. Outros problemas poderiam esperar. Já iam desaparecendo as atitudes machistas, ser analfabeto era uma vergonha e as meninas tinham que estudar também. E a vontade do povo tornou-se compromisso para esta Igreja e temos feito questão de respaldar todas as iniciativas de educação alternativa.” (entrevista concedidada em 2013)

Foi aí que nasceu o GEA – Ginásio Estadual do Araguaia, uma organização escolar construída cem cerca de 80% ( oitenta por cento) pela Prelazia de São Félix com donativos Espanhóis. Mas, como a Prelazia não queria que o ginásio fosse de uma igreja, o estado passou a assumir o pagamento dos salários dos professores.