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Campus Confresa conclui mais uma turma de formação do programa Residência pedagógica

Publicado por: Campus Confresa / 14 de Junho de 2022 às 15:29

O Programa Residência pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais implementados por Instituições de Ensino Superior. Esta última edição no Campus Confresa aconteceu do final de 2020 a 30 de Abril de 2022.

"É um programa muito importante para os cursos de licenciatura, um incentivo ao estágio docência. O IFMT Campus Confresa foi o único do estado com multidisciplinaridade, conseguimos o aporte para nossos três cursos de licenciatura: Física, Biologia e Licenciatura em ciências da Natureza com Habilitação em química", descreveu o orientador local do programa, Robes Alves. 

Vinte e quatro estudantes foram contemplados com bolsas por 18 meses, ( 6 do curso de Física, 8 da Biologia e 8 do curso de Química) completando uma carga horária de 440 horas, sendo 40 horas a mais do que o exigido pelos PPC`s dos cursos. 

"Este programa é extremamente importante porque é completo, atende ao processo formativo do professor, e sua orgazinação faz com que favoreça o cumprimento no estágio, quando você tem uma organização que o aluno só vai conhecer a estrutura do IF, a parte documental, a observação da aula e a regência. Dentro do programa, o estudante é exposto a algumas etapas como desenvolvimento de oficinas, intervenção em sala, além da própria observação e da própria regência e do conhecimento estrutural da instituição, então é mais completo e acredito que finalizamos de forma bem-sucedida neste semestre", declarou o preceptor Devacir Vaz de Morais. 

A interação com as escolas do município, segundo o coordenador Robes Alves, é um ponto forte do programa: "vem trazendo inúmeros benefícios para a comunidade em geral, pois conta também com bolsas para os professores Preceptores que acompanham os residentes nas suas atividades na escolas parceiras. O (PRP) Programa Residência Pedagógica facilita o primeiro contato dos futuros professores com as escolas do município."

A novidade desse último PRP foi que ele foi dividido em três módulos, o primeiro foi a ambientação nas escolas: estudo de documentos, regimentos e procedimentos particulares de cada escola e identificação de pontos a serem melhorados, no segundo módulo foram as atividades de observação e de regência de aulas, tudo minuciosamente acompanhado pelas professoras preceptoras de cada escola.

O terceiro módulo teve como objetivo um projeto de intervenção nas escolas a partir dos levantamentos feitos no primeiro módulo (pontos a serem melhorados). Os residentes participaram da melhoria das instalações e organizações dos laboratórios de ciências nas escolas e em uma delas interviram na montagem de uma horta resultou no incremento da  merenda escolar.

"Parte dessas atividades foram realizadas em período pandêmico o que tornou o PRP ainda mais desafiador, mas todas as dificuldades foram superadas pelo brilhantismo e dedicação de todos os envolvidos no programa, mostrando aos estagiários que os bons professores tem que participar de todos os momentos da escola, somente esse envolvimento pode fazer a diferença na comunidade onde habitam," destacou Robes Alves. 

Durante o processo os estudantes residentes, participam e organizam oficinas, mostras cientificas, eventos científicos expondo os resultados de suas pesquisas realizadas durante as atividades do PRP.

"Entrei no Programa Residência Pedagógica (RP) no ano de 2020 e permaneci até 2022. O RP foi de grande importância para a minha formação por auxiliar na inserção no ambiente escolar e aplicar na prática tudo o que foi aprendido durante a graduação. Nas realizações das atividades propostas de forma remota e presencial consegui trabalhar com diferentes metodologias com auxílio de tecnologias dentro da sala de aula. Nesse período pude vivenciar a realidade de vários estudantes e professores, assim como dos integrantes da escola, enxergando a importância da educação para a sociedade. Dentro das salas de aula me apaixonei pela profissão docente e após a conclusão da RP e da Licenciatura em Física optei por fazer mestrado em Ensino no IFMT Campus Octayde Jorge da Silva em Cuiabá, pois acredito que a educação pode transformar o mundo. Sou muito grata pelo IFMT Campus Confresa ter me proporcionado a oportunidade de participar do Programa Residência Pedagógica e ter me permitido fazer parte da família IFMT" declarou a egressa Marciele Borges.

O professor Robes Alves adiantou os próximos passos do Campus Confresa frente ao programa: "Acabamos de submeter uma nova Proposta de projeto para CAPES e estamos aguardando a aprovação para darmos início em agosto de 2022 às novas atividades", afirmou.

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