Servidor do campus Confresa publica artigo em Revista Internacional

Publicado por: Campus Confresa / 23 de Março de 2018 às 14:01

O Professor do campus Confresa, Robes Alves da Silva, atualmente afastado para qualificação profissional em um Programa de Mestrado em Química da Universidade Federal de Mato Grosso, publicou o artigo: Urea-assisted fabrication of Fe3O4@ZnO@Au composites for the catalytic photodegradation of Rhodamine-B no Journal of Sol-Gel Science and Technology (JSST) - Springer com fator de Impacto 1.575, classificado em Qualis CAPES B1 em Materiais e B2 em Química.

Segundo relatos do Professor:

"O Artigo é parte do trabalho de mestrado que trata de um novo método de síntese de filmes magnéticos recobertos por ZnO (Óxido de zinco) contendo nanopartículas de Au (Ouro). Esse material híbrido foi obtido com a termo-decomposição da ureia que propiciou um aumento gradativo do pH resultando em maior aderência das fases em comparação a outros métodos tradicionais que usam NaOH (Hidróxido de sódio) ou NH4OH (Hidróxido de amônio) como reagentes alcalinizantes tornando o processo promissor em aspectos de Química Verde.

O filme foi testado em fotodegradação catalítica do corante têxtil Rodamina B com eficiência aumentada em comparação com mesmo material obtido com NaOH e também é mais potente que o material sem as nanopartículas de Au.

Foram realizados diferente tipos de análises químicas para caracterizar e obter a completa morfologia do material que apresentou nanopartículas esféricas de Au imobilizadas de (5nm) de diâmetro mostradas nas imagens de Microscopia Eletrônica de transmissão (TEM).

Outras vantagens do material são: a possibilidade de recuperação e reuso através da aplicação de um campo magnético ou um simples imã de Nd (Neodímio) e o uso de radiação na região visível, o que futuramente podem ser realizados testes em larga escala com uso de radiação solar para o tratamento de efluentes contendo compostos orgânicos tóxicos."