Depois de concluir essa etapa ele não pensa em parar os estudos, vai se inscrever no processo seletivo no próximo semestre para o curso de Especialização
Raimundo de Sena Ferreira, conhecido como “seu Sena” 55 anos, nasceu em Porto Nacional estado de Tocantins, casado e pai de 4 filhos, três homens e uma mulher, em busca de oportunidades mudou-se com a família para a capital de Goiás, onde permaneceu por 22 anos.
Vislumbrou em Mato Grosso a possibilidade de um futuro melhor, fixou residência no antigo distrito Posto da Mata no município de Alto Boa Vista, um lugar tranquilo e bom para viver com a família antes da desobstrução determinada por ordem judicial. No ano de 2002 seu Sena resolveu mudar-se para Confresa, pois na pequena vila não tinha escola para os filhos que já eram adolescentes.
Na maior cidade do Norte Araguaia ele iniciou as atividades de sapateiro, principal fonte de renda da família até os dias atuais. Depois de alguns anos ele decidiu voltar a escola para concluir os estudos, e para isso matriculou-se no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), onde concluiu o ensino médio no ano de 2011, a partir deste momento seu Sena, passou a ver mais próxima a oportunidade de realizar um sonho de infância, fazer um curso superior.
Depois de muito tempo sem estudar, em 2013 viu surgir a oportunidade de ingressar na faculdade, fez a inscrição no vestibular do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa, que havia sido implantado na região em 2010. Então escolheu o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, fez o vestibular e passou em segundo lugar, uma conquista e a possibilidade de realizar um desejo antigo, que por diversas vezes quase foi deixado de lado devido as dificuldades encontradas ao longo das atividades. Tudo era muito novo e diferente daquilo que tinha estudado no CEJA e também nos provões para concluir o ensino médio.
Durante esses anos estudando no IFMT, fez muitas amizades, colegas que ingressaram no mesmo ano e se formaram, outros desistiram e professores mudaram para outros Campi. Novos profissionais chegaram e seu Sena sempre estudando, entre as pessoas que marcaram essa caminhada, se emociona ao lembrar de algumas situações. Relatou que ouviu de um professor, que preferiu não identificar, que pessoas mais velhas não conseguiam estudar no IFMT, pois as dificuldades eram enormes, sobretudo por ter estudado na EJA, mas ele não desistiu pois recebeu apoio de professores como Ana Claudia Tasinaffo Alves, Frederico Ferreira Martins, Marcelo Franco Leão e outros que foram chegando na instituição.
Entre os anos de 2013 a 2019, muitas coisas aconteceram e cada etapa superada dava a certeza que o objetivo logo seria alcançado. O grande dia chegou, 25 de maio de 2019, para todos os demais um momento de muita emoção, para seu Sena em especial, a realização de um sonho! "Foram notáveis o respeito e a admiração dos professores e estudantes mais jovens, o que tornou o momento inesquecível", completa a professora Dra. Ana Claudia Tasinaffo Alves que acompanhou a trajetória do seu Sena desde 2013, quando também chegou na instituição. Disse também que ele cresceu muito como acadêmico, e presenciar a defesa de Estágio foi a coroação de todo o processo de formação docente dele.
Depois de concluir essa etapa ele não pensa em parar os estudos, vai se inscrever no processo seletivo no próximo semestre para o curso de Especialização em Ensino de Ciências, também no IFMT Campus Confresa e tentar um mestrado. Também deseja se preparar para concursos, pois quer trabalhar na profissão que escolheu.
Veja outras imagens da Formatura: https://cfs.ifmt.edu.br/conteudo/galeria/solenidade-de-colacao-de-grau-2019/
Texto: Redação - Inova Portal