Na manhã de hoje (19/11), o Campus Confresa foi palco do VI Fórum de Assistência Estudantil, evento fundamental para o fortalecimento da participação dos alunos nas decisões que impactam diretamente a qualidade de vida acadêmica. Realizado das 7h às 11h30 na quadra poliesportiva, o fórum proporcionou um espaço aberto para debates sobre propostas e sugestões de melhorias para a política de assistência estudantil.
A Comissão de Assistência Estudantil ressaltou a importância da contribuição de todos os servidores envolvidos na realização do evento, inclusive no auxílio à divulgação que garantiu um maior número de estudantes participando e apresentando suas demandas. O evento é uma oportunidade valiosa para a construção coletiva de soluções que atendam às necessidades dos alunos, tornando o ambiente acadêmico mais inclusivo e acessível e diminuindo a evasão escolar, como consequência.
Participou como convidado, compartilhando sua experiência como usuário da assistência estudantil, o servidor e egresso do campus Confresa, Pedro Henrique Freire, que é técnico administrativo e Coordenador da Assistência ao Estudantil – CAE, além de ser formado em Bacharelado em Agronomia por esta instituição. "Estou aqui desde 2010 e morei na Residência Estudantil e na UEP de Zootecnia. Alimentava-me no restaurante do campus e fui beneficiado pelo PROIC e FAPEMAT em programas de iniciação científica, entre outros, que me possibilitaram viajar por todo o Brasil participando de congressos e eventos estudantis, tudo isso viabilizado pela Assistência Estudantil.", ressaltou Pedro ao encorajar os estudantes a participarem das discussões.
A Professora Maria Carolina também compartilhou com os estudantes suas experiências próprias ao usufruir de programas de assistência em universidades públicas por onde ela passou: "não é vergonha denhuma, pessoal, utilizar o que a assistência pode proporcionar a vocês, muito pelo contrário, é um direito de vocês e vocês devem cobrar que a verba seja aplicada da melhor forma possível para que atendam realmente as necessidades de vocês."