3° Semana da Agricultura Familiar supera expectativas, segundo coordenadora do evento

Publicado por: Campus Confresa / 1 de Junho de 2016 às 13:40

A 3° Semana da Agricultura Familiar realizada pelo IFMT Campus Confresa, terminou na noite de sexta-feira (20) superando todas as expectativas dos organizadores. “Foi um grande sucesso de participação popular, integração entre agricultores, alunos, professores e técnicos. Estamos muito felizes com os resultados”, ressaltou a Prof. Polyana Ramos, presidente da comissão organizadora do evento, juntamente com vários parceiros.

Com um público estimado em 800 participantes, entre alunos, professores, técnicos e agricultores familiares de vários municípios do Araguaia, a exemplo de Querência de onde veio uma caravana com mais de 50 produtores e de Santa Terezinha com 38. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras, participar de minicursos e trocar informações, além de serem apresentados a programas governamentais voltados para a agricultura familiar e ao estímulo da economia solidária.

O sentimento entre os agricultores que participaram era de satisfação, principalmente após a palestra “Melhorando de vida produzindo leite”, ministrada pelo produtor Nivaldo Michetti do município de Paranaíta/MT, que durante sua apresentação conta toda sua história de sucesso, quando começou praticamente do zero e hoje é uma referência nacional em produção de leite em sistema familiar.

Durante o evento foram realizados 36 minicursos em diversas áreas, distribuídos nos três dias de evento, abrangendo temas relacionados a produção, beneficiamento, industrialização e comercialização dos produtos da agricultura familiar, atendendo aproximadamente 700 participantes.

Durante a mesa redonda “Sistemas de produção e industrialização do leite: desafios e expectativas na Agricultura Familiar” o Secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista que também esteve presente no evento, destacou os programas que estão sendo implementados pelo governo do Estado para a agricultura familiar, a exemplo do Pró-Leite, que visa capacitar técnicos dos municípios para atender agricultores familiares.

Tanto o Reitor do IFMT, Prof. José Bispo, como o Diretor do IFMT Campus Confresa, Rafael Lira, destacaram a importância dos IFs no fortalecimento da agricultura familiar, bem como o papel da instituição no desenvolvimento local.

O Secretário Municipal de Planejamento, José Pereira Cordão, que representou a Prefeitura na comissão organizadora destacou a importância da agricultura familiar na economia do município, pois atualmente a base econômica de Confresa está pautada nas atividades agrícolas, em especial a cadeia hortifrúti e leiteira, fortalecendo outros ramos como o comércio e serviços, gerando emprego e renda.

Confira detalhes da Oficina de apicultura Clique Aqui

Fonte: https://folhadeconfresa.com.br/