início do conteúdo

Licenciatura em Ciência da Natureza-Química

Objetivos do curso:
Formar professores para a Educação Básica, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, oferecendo ferramentas e propostas de ensino que contribuam para a melhoria da qualidade da educação na região. A busca pela excelência profissional, a pesquisa como parte indissociável do processo de ensino-aprendizagem e a formação holística e crítica dos acadêmicos e futuros docentes, também são objetivos.

As Ciências da Natureza constituem uma área da Ciência essencial para ajudar a fazer a inserção sustentável do Homem na Terra. Contribuem decisivamente para a compreensão do funcionamento dos processos naturais do planeta em termos dos sistemas bio e geodinâmico. O curso integra os conhecimentos da Biologia, Física e Química, criando condições para compreensão da vida na terra e seus fenômenos físicos, químicos e biológicos.

Atuação Profissional:
Os concluintes nesta habilitação, estarão aptos a atuar na área de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio;Atuar como pesquisador no seu campo de conhecimento.

Titulação:
Ao formando será outorgado o grau de Licenciado em Ciências da Natureza com habilitação em Química (Resolução CNE/CES 8).

I - CONDIÇÕES DE OFERTA DO CURSO

Formas de Ingresso:
- Processo seletivo vestibular que acontece anualmente (em geral nos meses finais de cada ano);
- Sistema Unificado de Seleção – SISU, que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM;
- Transferências Interna e Externa
- Portadores de diploma de graduação
- Outras a serem determinados previamente em Edital ou normas do IFMT.
Duração do Curso:
- 8 semestres
- Carga horária total de no mínimo 3144 horas
Forma de Oferta:
- Presencial;
- Período Noturno (aulas de segunda a sexta- feira);
- Regime de ingresso anual e matrícula semestral.
Requisitos para Ingresso:
Possuir Ensino Médio completo na data da matrícula
Investimentos Financeiros:
Curso sem cobrança de taxas para o aluno
Número de vagas disponibilizadas anualmente:
-20 vaga

II- INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

Coordenação do Curso:
Prof. MSc. Bruno Pereira Garcês, lates, email: bruno.garces@cfs.ifmt.edu.br
e-mail: coord.quimica@cfs.ifmt.edu.br

Aspectos legais:
Autorização: Resolução nº.040 de 24/11/2010