Campus Confresa realiza oficinas e debates sobre questões étnico-raciais, de gênero e sexualidade

Publicado por: Reitoria / 14 de Maio de 2021 às 13:27

A Comissão de organização e promoção de debates sobre questões étnico-raciais, de gênero e sexualidade do campus Confresa, oferta oficinas e discussões temáticas para estudantes internos e comunidade externa que tenham interesse pelo assunto. As oficinas acontecerão de maio a novembro de 2021 e organizam-se em ações distribuídas por eixos que envolvem questões relacionadas à Educação, Diversidade étnica e cultural, Gênero e Sexualidade, Ações Afirmativas, Religiões de Matrizes Africanas e Racismo.

A primeira oficina, de apresentação dos conteúdos e dos trabalhos, aconteceu nesta quarta-feira (12) e pode ser assistida pelo link https://www.youtube.com/channel/UCKWRE3MMAvCEx0Np269nLpg As inscrições para as próximas oficinas podem ser feitas pelo link https://cfs.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/oficinas-tematicas-questoes-etnico-raciais-de-genero-e-sexualidade/.

Os encontros desenvolverão atividades de leituras e debates, ancoradas em livros, artigos científicos, músicas, filmes, vídeos etc., que versam sobre questões étnico-raciais e suas interseccionalidades.

As oficinas tratam-se de ação desenvolvida no âmbito das atividades do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígena e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte (NUMDI-IFMT) que, dentre suas finalidades, propõe e promove ações voltadas às políticas de ações afirmativas.

A Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT) campus Universitário do Médio Araguaia “Dom Pedro Casaldáliga”, por meio dos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), atuará como parceira nos trabalhos.

Haverá seis eixos temáticos e em cada eixo, um ou mais professores/técnicos administrativos/estudantes ou convidados conduzirá a discussão/formação temática entrecruzando com as vivências ou práticas didático-pedagógicas. Os eixos temáticos sao: 1. Mito da democracia racial e Indicadores Sociais; 2. Representatividade negra nas redes sociais; 3. Diálogos sobre Gênero; 4. Histórias Indígenas: leituras, debates e reflexões; 5. Música e negritude; 6. Maneiras africanas de se relacionar.

Um evento de encerramento está previsto para acontecer no dia 24 de novembro de 2021.