CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS LABORATORIAIS É CONCLUÍDO COM SUCESSO

Publicado por: Campus Confresa / 6 de Fevereiro de 2017 às 07:15

Por: Prof. Marcelo Leão

No período de 24 de setembro a 10 de dezembro de 2016, foi ofertado o Curso de Capacitação em Boas Práticas Laboratoriais para monitores e técnicos de laboratório, graduandos dos cursos de licenciatura ofertados no Campus e professores de Química da região.

O curso foi realizado em 4 módulos com duração de 8 horas presenciais, sendo os encontros em sábados alternados, com 4 horas teóricas e 4 horas práticas. Cada módulo computou também 2 horas à distância por meio da realização de atividades complementares. A carga horária total foi de 40 horas. Ao todo foram 18 os cursistas concluintes que já foram certificados.

Os módulos abordaram nas seguintes temáticas: Módulo I– Normas de conduta e segurança em laboratório de Química e componentes de um laboratório; Módulo II- Reconhecimento e utilização de vidrarias, materiais e reagentes; Módulo III – Preparo de soluções; e Módulo IV - operações fundamentais de laboratório químico.

Essa capacitação almejou instrumentalizar graduandos de Licenciatura em Ciências Naturais e professores da área de Ciências (Química, em especial), de forma gratuita, a fim de torná-los preparados para utilizar os laboratórios de Ciências das escolas nos processos de ensino e de aprendizagem que mediam ou mediarão.  Assim sendo, o impacto no desenvolvimento das aulas foi significativo, pois deu a Química seu caráter dinâmico e experimental.

Por vezes, o laboratório de ensino finda por ter seu uso negligenciado devido à ausência de oportunidades de treino prático ou mesmo domínio/segurança do ambiente pelo qual se deseja utilizar. Apenas lembrando, que o laboratório de ensino de química é uma ferramenta decisória quando se pretende distanciar o estudante de química de uma simples teoria à visualização prática dos fenômenos físico-químicos.

Esse curso foi ministrado e coordenado pelo professor Marcelo Franco Leão, que contou com a colaboração das professoras Ana Cláudia Tasinaffo Alves e Aline de Arruda Benevides, do técnico de laboratório Thiago Oliveira Barros, além dos bolsistas Thaiza Laila do Nascimento Rosa e Victor Pereira e da monitora de laboratório Raiza Sthefani Costa.

Parabéns aos cursistas e a equipe executora por mais uma atividade concluída!

Marcadores: capacitacao