Estudantes do Campus Confresa participam da segunda edição do ATIVAMENTE

Publicado por: Campus Confresa / 7 de Junho de 2023 às 14:27

A Escola Estadual 29 de Julho, realizou no dia 01 de junho de 2023, período noturno, o II ATIVAMENTE, evento realizado na escola e organizado pelos professores da área de ciências da natureza e matemática. Os estudantes das disciplinas de Eletiva de matemática, Eletiva de ciências da natureza, Projeto de vida, Trilha de aprofundamento e Ciências do ensino fundamental, das licenciatura do IFMT Campus Confresa participaram ativamente do evento.

O evento contou com a participação intensa dos cursos de licenciatura do IFMT campus Confresa, sendo jurados da prova de ponte de palito de picolé. A equipe de avaliadores incluía professores já formados em uma das áreas de ciências da natureza e matemática, e/ou licenciando participante do programa Residência pedagógica. Houve também a participação em peso do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), os mesmos foram os avaliadores das pontes de palitos de picolé e realizaram a testagem da ponte até a ruptura.

Essa segunda edição do ATIVAMENTE, foi pensada de modo a aproximar mais os alunos do ensino médio dos desafios que os mesmos irão encontrar no ensino superior, por isso foi incluída apresentações com banners, para que os alunos pudessem ter noção do que é uma escrita dentro dos padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) . Além dos banners houve também o edital para as pontes de palito de picolé, com todos os critérios a serem seguidos. " Boa parte de nossos alunos teve muita dificuldade em desenvolver o trabalho, ou de fazê-lo da forma correta pois nunca desenvolveram nenhum trabalho regido por editais", constatou a professora Livia Milhomem que também acompanhou a turma.

Segundo ela, os trabalhos apresentados foram abrangentes, houve premiações de destaque por categoria: Trabalho original (pesquisa apresentada em banners), Trabalho sustentável, Trabalho criativo e também a premiação geral dos três primeiros trabalhos com maior nota.

Após as apresentações, no final do evento, foi realizado o bingo com elementos da tabela periódica, dirigido pela professora Lorena Carlos coordenadora do II ATIVAMENTE.

Adpatado do relatório da professora Livia Kamila Oliveira Milhomem