Estudantes do Campus Confresa são medalhistas na 11ª edição da OBAP

Publicado por: Campus Confresa / 26 de Outubro de 2022 às 18:58

A equipe TecBov do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Confresa, formada por estudantes do curso técnico em Zootecnia foi medalha de prata, com 111 pontos, na categoria Subsequente na edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Agropecuária - OBAP, ocorrida em setembro, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. A estudante Mikaely Patrocínio, também foi destaque com medalha de ouro no individual desta mesma categoria.

Esta é a primeira vez que o Campus Confresa concorre na categoria subsequente, sendo a única equipe de todo o Centro - Oeste, mas participou de praticamente todas as edições anteriores da OBAP com o curso técnico em Agropecuária e já trouxe para casa medalhas de ouro e prata, a exemplo da edição anterior, que aconteceu no início deste ano, atraso ocorrido por causa da Pandemia da Covid-19.

Com recorde no número de inscrições (foram 3.100 estudantes inscritos na primeira fase, a virtual), a 11ª OBAP recebeu seus 236 finalistas, vindos de 15 estados do Brasil e de países da América Latina (sendo duas do Paraguai, uma do Uruguai e uma da Argentina), que viajaram para a cidade de Jundiaí.  Ao todo, foram 59 equipes, formadas por um orientador e três estudantes de cursos integrados e subsequentes ao Ensino Médio.

Os competidores fizeram provas práticas e teóricas, em equipe ou individuais. Para a prova teórica foi aplicado um questionário com dez questões de múltipla escolha e dois problemas discursivos. O teste abordou tópicos como adubação e fertilização; agricultura; comportamento e bem-estar animal; inseminação artificial de bovinos; mecanização agrícola; topografia; entre outros. Na modalidade prática foram montadas estruturas para provas de inseminação artificial bovina e regulagem de máquina agrícola para semeadura, além de provas em laboratório.

Para a modalidade Subsequente, na qual o Campus Confresa estava representado pelo professor Danilo dos Anjos e os estudantes, Mikaely Patrocínio, Amanda Machado e Natã Guimarães, bem como para as equipes internacionais, as provas foram práticas de inseminação artificial, adubação e calda bordalesa (agroecologia). Sobre este tema, o professor Danilo, líder da equipe, agradeceu aos demais professores do Campus Confresa que ajudaram a equipe TecBov, a compreender o processo de desenvolvimento e ação da calda bordalesa.

Uma premiação individual foi destinada aos cinco estudantes com melhores notas nas provas teóricas. Mikaely Patrocínio recebeu uma medalha de ouro. Ela comentou a participação na Obap: "foi uma experiência maravilhosa, muita gratidão pela coordenadora do curso, Poliana Ramos, que incentivou a nossa turma já no primeiro semestre e ficou com duas equipes classificadas, ficamos empatadas, mas como era só uma que poderia ir, a gente foi". Sobre sua premiação, destacou: "É gratificante receber o reconhecimento, uma sensação que nunca vou esquecer, o sentimento de que 'nossa, estou top', sem palavras".

A estudante também agradeceu a outras pessoas envolvidas na preparação para as provas da olimpíada: Vinicius Martins, da empresa RV Reprodução Animal, e Luciano Ribeiro Pontes, proprietário que disponibilizou algumas vacas para fazer treinamento prático de inseminação artificial.

Outro membro da equipe, Amanda Machado Silva, parabenizou a todos os envolvidos na OBAP: "Quero parabenizar e agradecer: ao IF Campus-Confresa, por ter nos proporcionado esse momento e por todo o auxílio de passagem e hospedagem; ao Professor Danilo, nosso orientador que nos auxiliou durante a viagem e professora Polyana que nos ajudou bastante. Foram dias incríveis e experiências que nos fizeram trabalhar em equipe, o que tornou tudo mais prazeroso. O companheirismo e empatia dos coordenadores das provas com os participantes também fez com que o momento fosse mais leve".