Estudantes participam do VIII Encontro Nacional da Agroindústria na Paraíba

Publicado por: Campus Confresa / 25 de Novembro de 2022 às 19:35

Os alunos do curso técnico em agroindústria do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Confresa participam do VIII Encontro Nacional Da Agroindústria - ENAG, realizado na Universidade Federal Da Paraíba - Campus Bananeiras, entre os dias 24 a 28 de outubro de 2022. Os estudantes e professores  também realizaram visita técnica numa atividade que envolveu de forma interdisciplinar, algumas turmas do curso técnico em Agroindústria.

Participaram da visita os professores das disciplinas de Alimento, Dr Gustavo Lima, de Física Prof. Me. Agnaldo Borges, e Matemática, Profs. Raidson Aguiar e Amanda Rodrigues e de Educação Física, Amanda Carneiro.

"A atividade educacional pedagógica supervisionada realizada em ambiente externo à instituição, tem o objetivo principal de promover maior interação dos estudantes com o mundo do trabalho e com a sociedade. As visitas técnicas e as participações em congressos promovem a integração entre teoria e prática; propiciam ao aluno a vivência do mercado de trabalho, produtos, processos e serviços, além da oportunidade de aprimorar a sua formação profissional e pessoal", disse o professor Gustavo Lima.

Durante a visita os alunos participaram de palestras de pesquisadores que mostraram as novas tecnologias e tendências na agroindústria. Na oportunidade foi visitado o engenho Triunfo e ao Laticínio Escola da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de Areia-PB; os alunos observaram a estrutura física, equipamentos e utensílios agroindustriais para cada tipo de processo.

A expriência proporcionou aos alunos conhecimentos práticos do processamento da cana-de-açúcar e do leite e seus derivados, mostrando a vivência da realidade da agroindústria local em escala industrial.

De acordo com o professor Dr. Lima, a realização de visitas técnicas é essencial para complementar a formação teórica que o aluno obtem em sala de aula e o retorno que se recebe dos alunos é sempre o entusiasmo por visualizarem, na prática, tudo o que aprenderam em sala de aula.

"Considero a aula de campo como forte aliada do processo de ensino aprendizagem", sintetizou o docente.

Fonte: Relatório de viagem do prof. Gustavo S. Lima