ALUNOS FAZEM VIAGEM TÉCNICA À CIDADE DAS FLORES

Publicado por: Campus Confresa / 14 de Julho de 2016 às 09:46

Trinta e dois discentes do curso de Agronomia do Campus Confresa participaram de uma viagem técnica aos Estados de Minas Gerais e São Paulo Entre os dias 20 e 24 de junho de 2016. Eles tiveram acompanhamento dos Professores Msc. Givaldo Dantas Sampaio Neto e Dr. Luis Lessi dos Reis. “A viagem técnica foi idealizada para o enriquecimento teórico/prático de componentes curriculares do curso de Agronomia, dentre eles as disciplinas de Olericultura; Produção e Tecnologia de Sementes, Floricultura e Paisagismo ; e Fitotecnia III”, declarou Luis Lessi.

Na primeira etapa da viagem o grupo visitou a Usina Coruripe, que conta com quatro unidades industriais em Minas Gerais. Na oportunidade os discentes puderam conhecer o processamento industrial da cana-de-açúcar para elaboração de álcool anidro e açúcar VHP. Além disso, os alunos visitaram o Laboratório de Entomologia do grupo que trabalha com a  produção massiva  de vespa (Cotesia flalvipes). Segundo o Engenheiro Agrônomo Jadinilson, a estratégia da criação em alta escala é para reduzir custos com aplicação de inseticidas, utilizando assim o controle biológico.

Já na segunda etapa da viagem o grupo se deslocou até o município de Holambra-SP popularmente conhecida como “Cidade das flores” para participarem da 23º Edição da HORTITEC. A feira é conhecida renomada nacionalmente pela exposição de produtos e processos inovadores para melhoria do sistema produtivo do agronegócio hortícola, florístico e paisagístico.

Ainda no Estado de São Paulo foi realizada visita técnica ao CEAGESP – Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo, considerado a maior central de abastecimento da América Latina e um dos maiores do mundo. De acordo com os técnicos do Terminal, em 2015 o ETSP-São Paulo comercializou um volume de 3,4 milhões de toneladas da produção de frutas, legumes, verduras, flores, plantas e pescado; gerando volume financeiro aproximado de R$ 7,8 bilhões.

No último dia de visita, o grupo foi recepcionado no CEASA CAMPINAS pelo então Assessor do Departamento de Hortifrutigranjeiros, Francisco Homero Marcondes. Segundo Francisco a CEASA Campinas possui 840 pontos de venda de hortifrúti e recebe produtos de mais de 700 localidades do Brasil e do Exterior (Argentina, Chile, China e Estados Unidos) comercializando 50 mil toneladas por mês na região metropolitana de Campinas e em torno de 500 municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Além da explanação do Assessor Francisco o grupo foi conduzido aos pontos de comercialização de hortifrúti e ao mercado de flores e ainda apresentado a 3 programas sociais: Alimentação Escolar, Banco Municipal de Alimentos e ISA – Instituto de Solidariedade.

Por: Luis Lessi e Givaldo Dantas

Edição: Telma Aguiar