IFMT Confresa dispõe agora de rebanho próprio de bovinos, caprinos, ovinos, suínos e equinos

Publicado por: Campus Confresa / 16 de Julho de 2021 às 20:47

O Setor de Produção do Instituto Federal do Mato Grosso - IFMT Campus Confresa tem uma área útil de 30 hectares destinadas a proporcionar aplicação prática dos conteúdos teóricos, otimizando e facilitando o processo de ensino-aprendizagem; desenvolvimento de pesquisa e extensão nas diversas áreas da agricultura e pecuária; capacitação de produtores através de treinamentos, cursos e mini-cursos.

Até o momento os animais existentes no Campus eram oriundos de produtores da região. Com a finalização do projeto de extensão (“Acompanhamento Zootécnico de Bovinos no Setor de Produção”) o Campus Confresa passa a contar agora com animais próprios. Sendo cerca de 16 bovinos de corte e leite, 9 ovinos e caprinos, 30 suínos e 4 equinos. Para manejo dos animais foi construído um centro de manejo, com baias para suínos, curral de manejo para bovinos dispondo de brete de contenção e balança e ainda estrutura para ordenha mecânica (contenção, sala de resfriamento, sanitários, farmácia).

O projeto só foi possível de ser desenvolvido com o apoio conjunto da direção geral, técnicos administrativos, docentes e colaboradores terceirizados além do empenho dos estudantes que auxiliaram na criação e manejo dos animais. O professor Leandro Urzeda, fez um agradecimento especial aos produtores e também pais de nossos alunos que confiaram no trabalho e contribuíram com o projeto: Vilma Pereira Glória, Ednar Coelho Almeida, Ivone Teófilo da Silva e Mauro Soares de Carvalho.

A criação dos animais no Campus Confresa não tem intuito comercial, o foco principal é o treinamento dos estudantes, entretanto, o alimento produzido como carne, leite e ovos é direcionado aos alunos. Quando os mesmos não estão no Campus, os alimentos são destinados a projetos sociais como o Projeto “Mães de leite”.

Deste modo o IFMT Campus Confresa através de projetos de parceria vem aprimorando continuamente a qualidade do ensino, expandindo sua infraestrutura, cumprindo sua missão junto a sociedade de “Educar para a vida e para o trabalho”, frizou o coordenador de produção, Leandro Urzeda.

Edição Jornalística: Telma Aguiar

Texto: Leandro Urzeda