III Semana Acadêmica das Ciências da Natureza acontece no campus Confresa

Publicado por: Campus Confresa / 10 de Março de 2016 às 14:32

Começou na segunda feira e se estende até amanhã (sexta-feira 11/03/2016) a terceira semana acadêmica das Ciências da Natureza do IFMT campus Confresa, o evento que empolga os Licenciandos, nesta edição já traz os primeiros casos de sucesso da instituição.

Alguns casos de sucesso foram contados durante a abertura do evento na segunda feira. O ex aluno Ednaldo Trindade abriu a semana contando sua trajetória na docência. De forma muito bem humana o ex-aluno do curso de Química, atual especializando em educação do campo e professor em escola da rede municipal de ensino deu detalhes de como passou de cobrador de ônibus a motorista, para depois ocupar quase acidentalmente uma sala de aula na zona rural.

“Depois que eu estava dando aulas eu vi que ganhava melhor sem precisar usar a enxada debaixo de sol quente, como eu já havia feito antes muitas vezes”, destacou Ednaldo. Ele disse que também que foi sua irmã quem o inscreveu e pagou a taxa do processo seletivo do vestibular do IFMT.

Quando já estava matriculado encontrou diversas dificuldades por causa de sua formação inicial inconsistente. “Eu não tive a disciplina de química até entrar no IF, então a primeira professora daqui do campus disse que eu demoraria cerca de seis anos para me formar”, a fala o enfraqueceu. Segundo Ednaldo ele só não abandonou os estudos ali porque a equipe pedagógica do campus Confresa o estimulou muito.

“Hoje estou lecionando e muito feliz comigo mesmo, recebi retornos de alunos que me deixaram satisfeitos com minha atuação, a isso eu posso agradecer ao campus Confresa porque foi aqui que eu aprendi a ser professor”, finalizou Trindade.

No extremo oposto da realidade de Trindade, o diretor geral do campus Confresa, professor Doutor Rafael Lira, contou como terminou o doutorado se sentindo altamente capacitado como engenheiro, mas passou num concurso para professor.

“No início eu imaginava que seria como na academia, mas aqui no campus Confresa tive de encarar alunos do ensino médio e me deparar com todas as especificidades da profissão me deixou com a autoestima baixa, me lembro de quando conheci uma pessoa aqui do município e ela me perguntou se eu só lecionava”, relembrou o professor.

Para se integrar e se apaixonar pela docência Rafael disse que foi fundamental a participação da equipe pedagógica lhe sugerindo leituras. “Com a experiência eu pude perceber que sou sim um professor”.

Outros professores e pedagogos egressos e não egressos dos cursos de licenciatura do campus Confresa atuantes na educação em Confresa também fizeram os seus relatos de experiências de sucesso para aproximadamente cem expectadores que estiveram na abertura da semana acadêmica.

CONHEÇA TODA A PROGRAMAÇÃO

Dia 07/03 - Segunda-feira

19:00 - 20:30: Abertura oficial
Fala dos Professores Willian Silva de Paula, Ana Cláudia Tasinaffo Alves e Bruno Pereira Garcês
Relatos de Experiências de Docentes da Região falando sobre a experiência no ensino de Ciências.
Local: Garagem do IFMT - Campus Confresa

21:00 - 22:30: Rodas de Conversa
Em diferentes ambientes, um mediador conduz uma roda de conversa descontraída sobre o Ensino de Ciências, discutindo práticas, trocando experiências e buscando inspirações.

Dia 08/03 - Terça-feira

19:00 - 20:30: "Estou na Licenciatura. E agora?"
Professor MSc Willian Silva de Paula irá falar um pouco sobre o poder de escolha; Moral e ética; Professor x escola x mundo; O docente na rotina da escola; Diretrizes para uma carreira de sucesso.
Local: Garagem do IFMT - Campus Confresa

21:00 - 22:30: Seminário de Integração de Conteúdos
Os alunos do 1º ano dos cursos de Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física e Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química irão apresentar trabalhos desenvolvidos integrando os componentes curriculares do semestre.
Local: Salas 12 e 13

Dia 09/03 - Quarta-feira

19:00 - 20:30: Mini-cursos e Oficinas I
Primeira rodada de mini-cursos com duração de 3 horas. Cada mini-curso terá 20 vagas e os participantes poderão escolher um mini-curso.
Mini-curso 1: Educação Ambiental no Ensino de Ciências
Mini-curso 2: Física com Brinquedos.
Mini-curso 3. Ética, Tecnologia e Questões Ambientais na Contemporaneidade: Uma Análise filosófica a partir de Michel Serres.
Mini-curso 4: Empoderamento comunitário: sim, nós podemos!
Mini-curso 5: Processos de Separação de Misturas Utilizando Materiais Alternativos.
Clique aqui para obter mais detalhes sobre os mini-cursos.

21:00 - 22:30: Mini-cursos e Oficinas I

Dia 10/03 - Quinta-feira

19:00 - 20:30: Mini-cursos e Oficinas II
Primeira rodada de mini-cursos com duração de 3 horas. Cada mini-curso terá 20 vagas e os participantes poderão escolher apenas um mini-curso.
Mini-curso 6: Materiais Alternativos para o Ensino de Ciências.
Mini-curso 7. Estatuto do Idoso e o processo de envelhecer na sociedade contemporânea.
Mini-curso 8. O Uso de Calculadora Científica na Resolução de Problemas.
Mini-curso 9. O uso de Jogos Didáticos no Ensino de Química.
Mini-curso 10. Um novo olhar sobre avaliação da aprendizagem: Estão os futuros professores preparados para avaliar?.
Clique aqui para obter mais detalhes sobre os mini-cursos.

21:00 - 22:30: Mini-cursos e Oficinas II

Dia 11/03 - Sexta-feira

19:00 - 20:30: Pós-Graduação - Lato Sensu e Stricto Sensu - Informação, Discussão e Experiências
Profº Marcelo e Profª Mara falam sobre a pós-graduação lato sensu e os programas disponíveis no IFMT campus Confresa.
Profª Ana Cláudia fala sobre a pós-graduação stricto sensu e os programas de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências no Brasil.
Professores vão para as salas para conduzir rodas de conversa sobre a pós-graduação e socializar experiências.
Local: Garagem do IFMT e Salas 12, 13 e 14

21:00 - 22:30: Seminário de Integração de Conteúdos