início do conteúdo

Educação Inclusiva: IFMT institucionaliza o Plano Educacional Individualizado

Publicado por: Reitoria / 9 de Maio de 2023 às 12:28

O Plano Educacional Individualizado visa a inclusão de Estudantes com Deficiência
e/ou Necessidades Educacionais Específicas.

A Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades - DSAEstudantil, e a Pró-reitoria de Ensino - Proen, divulgaram a Instrução Normativa que estabelece normas e diretrizes para os procedimentos de identificação, elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), acompanhamento e avaliação de estudantes com necessidades educacionais específicas do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. 

O diretor da DSAEstudantil, Leonardo Lima, destaca a importância da elaboração e construção da IN em conjunto com a Proen. 

"Esta ação traduz o constante avanço do IFMT como uma Instituição efetivamente inclusiva, sistematizando as ações já realizadas, respeitando a singularidade e os direitos dos estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, visando além do acesso a permanência e êxito deste público”. 

A pró-reitora de Ensino, Luciana Klamt, explica que com a Instrução Normativa o uso do PEI passa a ser institucionalizado e orienta os servidores na utilização deste instrumento para a aprendizagem dos estudantes.

A Escola de Formação do IFMT (EsFor), em conjunto com a DSAEstudantil está elaborando um curso introdutório sobre o Plano considerando as especificidades do IFMT, com previsão de início no mês de junho.

Plano Educacional Individualizado 

O Plano Educacional Individualizado (PEI), é uma proposta de organização curricular de caráter inclusivo, que norteia a mediação pedagógica do professor e desenvolve os potenciais ainda não consolidados pelo aluno, visando o planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial de maneira individualizada. 

Saiba mais: https://dsaestudantil.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/politica-de-educacao-inclusiva-para-estudantes-com-deficiencia-eou-necessidades-educacionais-especificas/ 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT