início do conteúdo

LANÇAMENTO DOS LIVROS DIGITAIS PRODUZIDOS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS

Publicado por: Campus Confresa / 5 de Maio de 2017 às 12:00

REALIZADO O LANÇAMENTO DOS LIVROS DIGITAIS PRODUZIDOS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS

 

No dia da Educação, 28 de abril, às 18 horas, na Biblioteca do IFMT Campus Confresa, ocorreu o lançamento de quatro livros digitais (e-books) que foram desenvolvidos por professores formadores e por pós-graduandos do Curso Lato Sensu em Ensino de Ciências. Não haveria nem data e nem lugar melhor para que esse ato ocorresse. Uma biblioteca simboliza o conhecimento sistematizado e socializado, e ser no Campus foi devido ser o local em que as obras foram desenvolvidas.

São esses os Títulos das obras: Noções básicas para utilização de laboratórios químicos; Instrumentação no Ensino de Química; Ciência, Tecnologia e Sociedade: Propostas para a sala de aula e Proposta diferenciada para estudar Teorias de Aprendizagem de Conceitos Científicos.

Os professores formadores que organizaram e foram autores das obras são: Aline de Arruda Benevides, Ana Cláudia Tasinaffo Alves, Bruno Pereira Garcês, Mara Maria Dutra e Marcelo Franco Leão. A revisão linguística ficou sob responsabilidade dos colaboradores: Gislane Aparecida Moreira Maia, Célia Ferreira de Sousa, Rogério Martins e Keissy Pereira da Silva Peres.

As capas, diagramação e arte final dos e-books foi realizada por Wellington Donizetti Silva da Editora Edibrás de Uberlândia/MG. O corpo editorial foi constituído por 13 doutores de conceituadas Instituições de Ensino Superior do país e do exterior.

Foram coletados todos os endereços eletrônicos dos presentes para que recebessem os livros digitais cujos lançamentos presenciaram. Os demais interessados poderão ter acesso às obras na biblioteca virtual da editora ou buscando os arquivos virtuais que ficarão disponíveis na biblioteca do Campus (levar pen driver para isso).

A confecção desses livros foi viabilizada com recursos do próprio Campus, por meio do Projeto de Pesquisa “Momentos formativos dos Cursos de Especialização em Educação do Campo e em Ensino de Ciências”, aprovado no Edital Interno Nº 015/2016.

Na ocasião do lançamento, a pós-graduanda e autora de capítulos em dois e-books Dalila Helena Silva deu seu depoimento emocionada e o autor/organizador das obras, professor Marcelo Franco Leão enfatizou a importância desse momento para a educação na região Araguaia-Xingu. O professor também evidenciou que todos os 41 pós-graduandos agora são autores de capítulos de livro e que isso é motivo de orgulho, que o curso já oportunizou a publicação de trabalhos científicos e que em breve a comunidade científica estará recebendo, via periódicos científicos, os artigos das pesquisas desenvolvidas e que já estão sendo defendidas (Já foram 11 pós-graduandos que defenderam até o momento, passado 1 ano e meio do início dessa especialização). Ele gradeceu a todos os envolvidos e mencionou que a próxima meta é que a instituição oferte o tão sonhado Mestrado para os professores da região.

 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT