Licenciandos participam de Semana Pedagógica

Publicado por: Campus Confresa / 1 de Março de 2019 às 11:42

Durante toda esta semana o IFMT Campus Confresa realizou debates e palestras inerentes ao cotidiano administrativo da escola na Semana Pedagógica, e dentre os participantes estavam estudantes de cursos de licenciatura ministrados no  campus.

Eles fazem parte do Programa Institucional de Bolas de Iniciação à docência – PIBID. O programa multidisciplinar envolve 29 licenciandos dos cursos de Biologia, Química e Física ofertados no IFMT Campus Confresa. Eles passaram em seletivo regido por edital próprio e a partir de então disponibilizam 8 horas semanais em atividades que “os preparam para o ser professor, com foco no planejamento, legislações, além dos saberes específicos”, disse o coordenador do programa, prof. Drº Pedro Martins.

Os licenciandos já planejaram e executaram atividades a exemplo do II Circuito de Ciências, que trouxe estudantes da educação básica para atividades experimentais; bem como estudo dos Projetos Pedagógicos de Curso- PPCs de Ensino Médio do Campus Confresa, a respeito do qual fizeram até um seminário com o conteúdo das análises.

O projeto visa estimular a permanência dos licenciandos por meio de um subsídio: “Quando este nosso egresso chegar à sala de aula já conhecerá o funcionamento de uma escola e evitará muitas dificuldades que podem ser encontradas por aqueles que saem da academia sem experiências no assunto”, constatou o prof. Pedro.

Ele destacou alguns nomes que participaram durante diversos momentos da semana pedagógica: “mesmo tendo outras obrigações a cumprir, eles não deixaram de estar aqui. Do curso de Física estavam Inês Torres, Lucineide Sales e o voluntário Thierry de Melo. Do curso de Biologia, me recordo do Luciano Silva, Débora Lamounier, Maria Francisca, Marciléia Alves, Sheila da Cruz e Lucélia Cruz. E do Curso de Química me lembro agora de ter visto o Matheus Muller, a Maria Marta, Andriele Nayara, José Pereira, Valdicéia Caetanto e Samara Caroline, dentre outros”, destacou o professor.

SOBRE A SEMANA PEDAGÓGICA

Nos dois últimos dias da semana pedagógica o Pro Reitor de Ensino Carlos de Oliveira Câmara e o Auditor Chefe do IFMT, Edson Gerônimo Nobre, servidores da Reitoria, participaram trazendo aos servidores do campus Confresa assuntos relevantes em suas pastas e que devem ser conhecidos por aqueles que atuam no Campus Confresa.