início do conteúdo

Minicursos e trabalhos da V JENPEX enchem os olhos do púbico

Publicado por: Campus Confresa / 25 de Novembro de 2022 às 19:03

A V Jenpex do Campus Confresa foi considerada um sucesso pela comissão organizadora, conforme a presidente Aldemira Ferreira. Esta edição trouxe um incremento especial, o I Seminário de Educação Antirracista que estimulou a produção de trabalhos científicos e diversas apresentações artísticas, como exposição de fotografia, arte em tela, dança, teatro e música; expressões culturais que falavam sobre a cultura negra com o objetivo de valorizar e combater o racismo. 

Houve também o lançamentos de cinco livros, uma palestra e duas mesas-redondas a exemplo da Reflexão Sobre as Possibilidades e Desafios do Ensino Médio Integrado, conduzida pelos professores Dr. Marcelo Rythowem e Dr. Rivadavia Porto Cavalcante (IFTO), convidados que também ministraram um dos 15 minicursos. Teve também profissionais de casa, como o professor Me. Lucas Santos Café, diretor da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMT; bem como a participação de oito escolas da região que estavam entre os 24 trabalhos da mostra didática e das mais de 80 comunicações orais que enriqueceram o evento. 

Os atrativos da JENPEX foram diversos e chamaram a atenção do público por suas formas de apresentação. Estudantes e professores se esforçaram para fazerem verdadeiros shows, como as degustações de comidas típicas afro-brasileiras no trabalho: África e Culinária Afro-brasileira, de autoria do professor Washington Amaral Ferreira; ou em tantos outros que incluíam demonstrações práticas, enfim, a V JENPEX se consolida como um espaço onde o público pode encontrar inovações ou conhecimentos antigos, mas que estavam restritos a pequenos grupos. 

Dentre estes conhecimentos não tão difundidos, destacamos o Minicurso PANCS (PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS), UMA ALTERNATIVA NA ALIMENTAÇÃO REGIONAL, apresentado pelo estudante Jadiel Muniz Viana; e os professores Hellenn Thallyta Alves e Mendes; e Gustavo Santos de Lima, que teve como objetivo fazer a apresentação de pratos constituídos por plantas que possuem valor econômico quase inexistente, ou que possuem partes comestíveis consideradas não convencionais. "Como exemplos contemplados pelo minicurso pode citar-se receitas que utilizam o coração-da-banana, beldroega, cascas do abacaxi, mamão verde, muitas flores e outros. O curso apresenta essas PANCs como fonte rica em nutrientes, acessíveis e saborosas", disse o estudante Jadiel Muniz. Pelo visto agradou, muitos presentes disseram que as comidas eram muito saborosas. 

A JENPEX teve os seguintes EIXOS TEMÁTICOS:  Ciências Agrárias, Educação, Gestão, negócios e comunidade, Educação Antirracista, Ciências da Natureza.

Veja as fotos das premiações: AQUI

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT