início do conteúdo

O IFMT CAMPUS CONFRESA REALIZA ENTRE OS DIAS 16 A 18 DE NOVEMBRO A I JENPEX JORNADA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO

Publicado por: Campus Confresa / 23 de Novembro de 2017 às 00:00

O IFMT CAMPUS CONFRESA REALIZOU ENTRE OS DIAS 16 A 18 DE NOVEMBRO A I JENPEX JORNADA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO

O IFMT campus Confresa realizou entre os dias 16 a 18 de novembro de 2017 a I JENPEX - Integrando e Vivenciando Saberes, um evento alvitre do projeto aprovado pelo edital 37/2017/RTR/IFMT de Apoio a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e do compromisso que o campus Confresa tem firmado com a comunidade do Araguaia Xingu.

A Jornada integrou-se a dois grandes eventos promovidos pelo campus Confresa: 1º Festival de Música e Mostra de Arte e Cultura e Evento alusivo à Consciência Negra.

A mesa de abertura contou com a presença do magnífico reitor do IFMT de Mato Grosso, professor Willian Silva de Paula, do diretor geral do campus Confresa, professor Giliard Freitas, dos coordenadores dos eventos, coordenadores do setor de pesquisa e de extensão do campus e da diretora de ensino, Aldemira Ferreira Silva.

Durante esses 3 dias dedicou-se a realização de minicursos, salas temáticas, palestras e apresentações orais e em pôsteres, expondo resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão apoiados ou não por editais do IFMT e externos, por profissionais do campus, e pela comunidade externa. Houve também um animadíssimo Festival de músicas e um belíssimo desfile afrodescendente, cujo resultado chegou a escolha do Garoto e da Garota Afro do IFMT campus Confresa.    

Tivemos como palestrantes do evento o Reitor, professores do IFMT, e professores convidados; representantes de comunidades indígenas e quilombolas que proferiram as palestras: Ensino, Pesquisa e Extensão; A importância de participar de projetos para a formação profissional e os cuidados com o currículo Lattes; Tecnologia social: barraginha e lago lonado; A cultura afro e os povos indígenas.

Foram ofertados mais de 10 minicursos distribuídos nos três turnos, contemplando temáticas gerais e atendendo aos diversos interesses do público almejado, conforme confere-se a seguir: Introdução à Fotografia Digital com Celular; Confecção de boneca Abayomi; Arbitragem como meio extrajudicial de resolução de conflitos; Iniciação em Xadrez; Mudanças climáticas e consequências para a região Cerrado; Utilização de derivadas para otimização em áreas e volumes; Curso básico de língua inglesa; Literaturas: jogos e pinturas indígenas e africanas; Contextualizando a cultura afro e indígena sob a perspectiva de traços do desenho; Exibição de documentários sobre  a Cultura afro e os povos indígenas sob o olhar dos estudantes; Mostra fotográfica das estudantes afro do Campus Confresa; Produção de bumerangue com reutilização de materiais recicláveis; Tecnologia para Produção de Brigadeiros Fitness.

Eventos dessa natureza contribui para a integração e melhoria no desenvolvimento e inter-relacionamento da tríade: ensino, pesquisa e extensão, como também ao incentivo à busca e socialização de conhecimentos culturais por parte dos educadores, estudantes e comunidade externa.

É preciso em evento desta magnitude, pôr em cena a disseminação de pesquisas, de reflexões curriculares e cotidianas sobre a questão ambiental, sobre proclamação da história do índio, dos negros, dos pobres, dos posseiros, das mulheres, e tantos outros, ora excluídos, ora silenciados, ora apresentados como alegorias do constructo desse país. Pois a missão da JENPEX é conectar ensino, pesquisa, extensão, unindo profissionais comprometidos com as discussões atuais que levam à construção de soluções práticas e indicam caminhos para os desafios da atualidade, tendo como foco principal o desenvolvimento aliado à responsabilidade social.

Informação e redação - Célia Ferreira de Sousa

Marcadores: jenpex

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT