início do conteúdo

O IFMT Campus Confresa vai celebrar mais de uma década de existência com a realização da IV JENPEX

Publicado por: Campus Confresa / 18 de Novembro de 2021 às 18:47

Por mais de uma década, a cidade de Confresa convive lado a lado com uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Confresa. Essa parceria já proporcionou atender demandas do mercado de trabalho local, por meio da capacitação de mão de obra especializada para atender ao comércio, escolas, propriedades rurais e ao setor agroindustrial, tudo isso para colaborar com o desenvolvimento da região e até fora dela.

Nesses mais de 10 anos, o Campus já formou dezenas de turmas em seus cursos, que vão desde o Ensino Médio Integrado (Cursos técnicos profissionalizantes) até os Cursos de Ensino Superior, seja de Graduação ou Pós-Graduação. Por ser uma instituição pública, mantida pelo governo federal, em muitos casos, ela se torna a única opção para os jovens da Região ingressantes em Cursos Técnicos ou no Ensino Superior.

Poe isso, a instituição tem grande representação política e social, porque foram árduas as batalhas de diversos segmentos sociais para conseguir enfim uma unidade de ensino voltado para esse tipo de qualificação que o campus oferece.

Antes de sua inauguração, a região sofria com a dura realidade de não ter quase nenhuma instituição que ofertasse continuidade dos estudos primários. O que fazia com que os menos favorecidos financeiramente não se qualificassem ou que os pais com mais poder aquisitivo enviassem seus filhos para outras cidades a fim de que eles se qualificassem.

No ano de 2013, o Campus realizou a primeira formatura dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino médio. Desde então, as formaturas são realizadas uma vez ao ano e aconteceram mesmo que remotamente, por conta da pandemia do coronavírus, que impediu o contato físico, mas o campus se adaptou e continuou o atendimento por meio de ambientes virtuais.

A vocação agrícola da região é levada em consideração para escolha e manutenção de seus cursos. No passado o Campus também já ofertou o curso técnico em Alimentos e Licenciatura em Ciência Agrícolas, dentre outros cursos de formação inicial e continuada com durações menores. Estes voltam a ser ofertados no próximo ano na Educação de Jovens e Adultos – EJA, em duas qualificações: Técnico em Panificação e Técnico em Piscicultura.

Atualmente a instituição conta com aproximadamente mil estudantes distribuídos em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, sendo técnicos em Agropecuária e Agroindústria; curso técnico subsequente em Controle Ambiental; curso técnico na modalidade Proeja em Comércio. Cursos de graduação em Agronomia, Licenciatura em Ciências da Natureza - Química, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física. O campus também conta com dois cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Educação do Campo e Especialização em Ensino de Ciências.

No próximo ano letivo um novo curso técnico fará parte da grade de cursos: Técnico em Zootecnia. O curso será ofertado na modalidade subsequente, ou seja, para quem já tem o Ensino Médio e quer obter apenas a qualificação técnica. Outro modalidade de ensino na qual o Campus Confresa também atua é na modalidade FIC, formação inicial e continuada, ofertando em parceria com instituições como a Comissão Pastoral da Terra, o curso em Agricultura e Pecuária de Base Agroecológica.

Atualmente o Campus conta com cerca de 40 (quarenta) técnicos administrativos em diversas áreas que oferecem suporte as atividades pedagógicas em diferentes dimensões profissionais e 60 (sessenta) professores com qualificação em níveis de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Também cabe ressaltar que no percurso de sua existência o Campus Confresa já desenvolveu mais de 250 Projetos de Pesquisa, entorno de 50 Projetos de Extensão e aproximadamente 15 Projetos de Ensino.

O diretor Geral Giliard Brito de Freitas resumiu a primeira década de atuação do Campus, inaugurado em 2010: “ nosso campus foi criado em um momento em que se investia muito em educação, mas ainda assim, no início e até hoje tem enfrenta muitas dificuldades, quando começamos, boa parte da infraestrutura que temos hoje não existia, passamos dificuldades com falta de internet, telefone, falta de água, mobiliário, não tínhamos quantidade suficiente para toda a demanda e todos os setores do campus mesmo assim, em 26 de abril de 2010 o Campus iniciou suas atividades letivas e vem crescendo, avançando, progredindo a cada dia, ofertando ensino, pesquisa e extensão para a nossa região. Já formamos diversos profissionais para a nossa região, para o Brasil e o mundo.”

“Nossos estudantes se destacam nas olimpíadas de conhecimento, se destacam na produção de artigos científicos, na apresentação de eventos regionais, no Brasil e até em outros países. Também se destacam em eventos artísticos, culturais e esportivos. O Campus Confresa já participou dos jogos dos Institutos Federais do Brasil inteiro e nossa maior conquista foi o vice campeonato nacional pela equipe de futebol masculino. Nossos cursos são bem avaliados, já conseguimos a nota máxima, que é a nota 5 do MEC (Ministério da Educação), para o curso de Biologia, e nota 4 em diversos outros cursos, isso nos deixa e isso nos deixa com muito orgulho do serviço que é prestado para a região e nos motiva a continuar prestando esse serviço público e de qualidade para a transformação de vidas, porque o campus aqui tem transformado a vida de muitas pessoas e acredito que esse é o objetivo principal da educação”, concluiu Giliard Brito.

Os egressos do IFMT Campus Confresa são um outro capítulo da sua história casos de sucesso, a instituição acompanha e documenta diversos casos de sucesso de estudantes que atuam de maneira marcante na comunidade ou que continuaram de maneira verticalizada os estudos. Dentre os casos se destacamos a atuação do jovem Kaime Silvestre, que tem atuado junto à Organização da Nações Unidas para mudanças climáticas e o primeiro egresso, Enildo Pereira, que conclui neste ano de 2021 a formação em nível de doutorado.

O Campus convida a todos para a realização da “IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão: Mais de uma década de atuação do IFMT no Araguaia-Xingu”, que será um momento para celebrar a existência e atuação dessa importante instituição educativa.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT