início do conteúdo

Pesquisa desenvolvida pelo IFMT faz mapeamento da qualidade da água na cidade de Confresa

Publicado por: Campus Confresa / 7 de Outubro de 2019 às 18:05

Um projeto de pesquisa desenvolvido pelo professor Cleber Calado Luz e os bolsistas Gustavo de Oliveira, e Cassio Rodrigues da Costa, ambos estudantes do 5º período do curso de Agronomia, fez análises microbiológicas ( micro organismos diversos e coliformes fecais), e físico- químicas ("potencial Hidrogeniônico" PH e minerais) da água do município de Confresa.   

O Projeto visa análises, principalmente, microbiológicas da água, diz o estudante Gustavo de Oliveira: “A maior parte das pessoas na cidade usa as chamadas cisternas, que são na verdade poços amazonas, que tem uma profundidade menos adequada e ficam em geral próximos a fossas, o que pode influenciar em riscos de contaminação”. 

A pesquisa que está em fase de devolutivas do material, coletou cerca de 60 amostras em todos os bairros da cidade de Confresa; também foi feito o georeferciamento das áreas de coleta. O mapa categorizou cada tipo de amostras em cores, onde o verde, por exemplo, significa que a água é apropriada para consumo, amarelo é regular e vermelho para áreas onde a água está fora do indicado para consumo humano. 

Foram feitos também controles negativos para garantir a eficiência da análise, com as cisternas e águas sabidas ser de boa qualidade, sem contaminação e de acordo com os padrões físico-químicos. 

Os estudantes contam que foi observado o máximo rigor na tentativa de minimizar os erros, “seguimos os padrões científicos usando na hora da coleta luvas, máscaras, jalecos, garras estéreis, e lacres que só foram abertos dentro do laboratório”, destaca Cássio Rodrigues.   

Ele também conta que durante o processo de coleta das amostras pôde perceber uma insegurança no consumo, “os moradores se perguntam:  será que estou consumindo água que faz bem pra minha saúde?” Já Gustavo observa que a maior parte das pessoas “já tem consciência de que a água não está devidamente dentro dos padrões de potabilidade, mas todas sempre demonstraram ter o cuidado de ferver ou filtrar a água do consumo”. 

Os estudantes estão escrevendo o artigo para publicação dos resultados em revistas e eventos científicos.

Marcadores: pesquisa_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT