Projeto integrador de conteúdos traz peritos da Politec e investigador da Polícia Civil ao Campus Confresa

Publicado por: Campus Confresa / 30 de Junho de 2023 às 18:31

Os estudantes das turmas do 3° ano do Ensino Médio do IFMT Campus Confresa (72 alunos participantes) participaram de um projeto integrador de conteúdos das disciplinas de Química e Biologia com o tema Ciência Forense. O evento promovido pelas professoras Mariane Gomes de Lima (Química) e Janecleia Soares de Aragão (Biologia) contou com a participação da Perícia Criminal da Politec (Perito Demétrio de Abreu Sousa) e Polícia Civil de Confresa (Investigador Marcelo Souza).

O objetivo do projeto visa melhorar o interesse, a motivação e o desenvolvimento de habilidades dos alunos, por meio da investigação. Para tanto foi criada uma Situação-problema (crime fictício) onde puderam ser trabalhados os conteúdos relacionado a Química analítica e orgânica (pela utilização de métodos analíticos, orgânicos e físico-químicos) para provar a presença ou ausência de compostos químicos na cena do crime, Genética por teste de DNA.

Durante toda a manhã de sábado foram feitas exposições teóricas com o propósito de informar os alunos acerca das técnicas utilizadas pela ciência forense e demonstrar como a química e a biologia estão inseridas nesse contexto: (Identificação da presença de sangue: Reação Luminol, Identificação de DNA, Identificação de impressões digitais, Teste de drogas) dentre outras técnicas utilizadas na ciência forense.

Os investigadores presentes também falaram sobre a importância da não utilização de drogas, sobre a carreira de investigador, relevância de terminar o ensino médio e ingressar no ensino superior e a relação entre uso de drogas, criminalidade, profissões, estudos e responsabilidades de forma bastante abrangente.

Introdução do Relatória da atividade

A ciência forense se trata de uma temática transversal, de modo a promover atividades interdisciplinares relacionadas ao ensino-aprendizagem. A aliada a educação, pode incentivar o desenvolvimento da cognição dos estudantes, promovendo o entusiasmo ao solucionar problemas, sobretudo nos adolescentes. Quando trabalhada na escola apresenta significado social às disciplinas, pelo fato de ir mais adiante do aprendizado de seus conteúdos conceituais (CRUZ et al, 2016). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em específico a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no Ensino Médio diz que os alunos devem desenvolver um pensamento crítico com o propósito de aplicar em contextos diversos:

Os conhecimentos conceituais associados a essas temáticas constituem uma base que permite aos estudantes investigar, analisar e discutir situações-problema que emerjam de diferentes contextos socioculturais, além de compreender e interpretar leis, teorias e modelos, aplicando-os na resolução de problemas individuais, sociais e ambientais (BRASIL, 2018).