início do conteúdo

Propes lança Programa Rede IFMT de Pesquisa

Publicado por: Reitoria / 3 de Setembro de 2021 às 08:50

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação lança o Programa Rede IFMT de Pesquisa com o objetivo principal de fomentar a colaboração institucional intercampi através de políticas de incentivo na formação de novos grupos de pesquisa com servidores de diferentes campi que tem atuação na mesma área de pesquisa, além de diversas ações para promoção da melhoria da qualidade e quantidade de publicações científicas da instituição.

O programa também terá outras ações previstas, como:

•             Incentivar o uso compartilhado de laboratórios e equipamentos intercampi do IFMT;

•             Captar recursos junto ao setor produtivo para fomentar projetos e práticas de pesquisa em rede;

•             Captar recursos para fomento de ações voltadas à pesquisa, inovação e melhoria da estrutura laboratorial do IFMT;

•             Identificar servidores e áreas de pesquisa com potencial para criação de cursos de pós-graduação;

O gestor do programa será o professor do Campus Cuiabá – Cel Octayde Jorge da Silva, Marcos Valin Jr. Ele disse que sua expectativa é que com as ações de colaboração intercampi será possível identificar os servidores e áreas de pesquisa com potencial para criação de cursos de pós-graduação.

“Possuímos pesquisadores de diferentes campis trabalhando na mesma área e que não se conhecem. Vamos fomentar a criação de novos grupos de pesquisa nos Campi e Intercampi do IFMT, e como resultado esperamos a melhoria da qualidade e quantidade de publicações científicas dos nossos pesquisadores”, salientou Marcos Valin Junior. Ele acrescentou ainda que serão lançados editais com ações específicas para grupos de pesquisa intercampi.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Angela Santana de Oliveira, salientou que a Propes está atuando para viabilizar a criação de cursos de Pós-graduação e o Programa Institucional Rede IFMT de Pesquisa é uma das ações para identificar as potencialidades presentes na Instituição."

O Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Erineudo de Lima Canuto, completou dizendo que as ações deste programa promoverão o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação ampliando o número de grupos de pesquisa e melhorando a qualidade das pesquisas. Além de ser um facilitador na captura de recursos para a melhoria da estrutura laboratorial do IFMT, possibilitando a criação de novos cursos de pós-graduação.

O reitor do IFMT, professor Julio Cesar dos Santos salientou que esse programa faz parte das ações estratégicas da gestão em promover a integração e a valorização da pesquisa no IFMT.

“Entendendo que a instituição sendo única em suas 19 unidades, precisa construir essa conexão entre os diferentes campi, grupos de pesquisa e servidores das mais diversas áreas. Com isso, não tenho dúvida que vamos agregar valor às nossas pesquisas, contribuir com o ensino e entregar melhores resultados delas para a sociedade”, finalizou Julio Cesar dos Santos.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT