Recentes atuações em bancas do coordenador de pesquisa e pós-graduação do IFMT Campus Confresa

Publicado por: Campus Confresa / 30 de Dezembro de 2020 às 13:04

O ano de 2020 foi marcado pelo fato de as atividades institucionais ocorrerem de maneira virtual, via internet. Em dezembro, o professor Marcelo Franco Leão, coordenador de pesquisa e pós-graduação do IFMT Campus Confresa, estreitou laços com outras instituições: "penso ser importante para a instituição ampliar suas parcerias", comenta o professor Marcelo.

Sua atuação foi como membro externo nas bancas examinadoras de defesa de Mestrado e Doutorado que ocorreram na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No dia 08/12, ocorreu a defesa de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais da UFMT, da candidata Rosiane Pena Guimarães, com a dissertação intitulada "Estratégias de ensino por meio de analogias: uma proposta de guia didático para professores de química". A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Marcel Damasceno, que fez o seguinte comentário nas redes sociais: "Gratidão ao Prof. Dr. Marcelo Franco Leão! que desde a qualificação, foi de grande importância para a versão final deste trabalho, no que tange aos aspectos conceituais, metodológicos entre outros.", disse o orientador.

No dia 17/12, ocorreram duas defesas de Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES, uma das candidatas, Mônica Dias de Souza Almeida, que pesquisou sobre a História da Ciência e a Alfabetização Científica em um curso de Licenciatura em Química, e a outra do candidato Alexandro Ferreira Garcia, com a dissertação intitulada “Sequência didática de ensino com enfoque CTSA: aplicabilidade no reaproveitamento do óleo de cozinha por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública rondoniense”. Ambas pesquisas foram orientadas pela Profª Dra. Eniz Conceição Oliveira, que também foi orientadora do professor Marcelo Leão no Mestrado, a qual comentou: “Excelentes bancas e uma parceria que só se fortalece!”

No dia 18/12, foi a primeira participação como examinador em banca de defesa de doutorado. Foi no PPG Educação em Ciências da UFRGS, do qual o professor obteve o título de Doutor a exatamente 2 anos. Na oportunidade, a candidata Cleise Koeppe defendeu a Tese que versa sobre as contribuições da epistemologia bachelardiana para a formação do espírito científico de estudantes e professores, orientada pelos professores Dra.  Luciana Calabró e Dr.  Marcus Ribeiro. “Muito obrigada Marcelo, pelas maravilhosas contribuições. Agora vais participar sempre”, disse a orientadora Calabró.

Ao atuar nas bancas, o professor acredita estar estreitando parcerias com outras instituições formadoras (UFMT, UNIVATES e UFRGS), pois ao mesmo tempo que exerce essa atividade genuína da pós-graduação, o nome do IFMT Campus Confresa acaba sendo divulgado e constando em outras bibliotecas e sites dessas instituições.

Marcelo Leão

Edição: Telma Aguiar