Servidora do IFMT campus Confresa publica Artigo em Evento Internacional

Publicado por: Campus Confresa / 19 de Fevereiro de 2018 às 11:44

A Servidora do Campus Confresa, Dhanny Fernanda Ferreira de Freitas estudante do Programa de Mestrado de Contabilidade e Finanças o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) / Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal, publicou artigo sob a modalidade Comunicação Oral no XVI Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA).

Sobre o evento: O XVI Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA), realizado na cidade de Aveiro em Portugal, durante os dias 12 e 13 de outubro de 2017, organizado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), em parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), permitiu o debate de assuntos particularmente relevantes para a área da Contabilidade e da Auditoria, com foco sobre a necessária articulação que deve existir entre o ensino e a investigação, e o desempenho da profissão em contexto real. Neste cenário, ocorreram muitas e relevantes apresentações, discussões e debates de caráter científico e profissional. O XVI CICA constituiu um importante marco de discussão entre professores, estudantes, investigadores e profissionais, estreitando a relação entre a academia e a profissão, engrandecendo deste modo a Contabilidade em Portugal e além fronteiras.

Sobre o trabalho: A comunicação “A origem da prática da Contabilidade Pública no Brasil” foi submetida e apresentada no respectivo evento, foi resultado das pesquisas executadas no Mestrado de Contabilidade e Finanças, objeto da parceria entre IFMT e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) / Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal. Essa pesquisa é consequência do investimento feito pelo IFMT, resultado das ações de capacitação ofertadas pelo supracitado programa de Mestrado.

O objetivo da pesquisa foi tratar de um resgate histórico, recuando até o descobrimento do Brasil para buscar o marco da origem da prática da Contabilidade Pública, a fim de evidenciar os primeiros passos quanto ao surgimento desse ramo contábil ainda no Brasil Pré-colonial, relativamente à organização da arrecadação e direitos da Coroa Portuguesa.

Clique aqui para ver o artigo na íntegra