Uma festa bonita de se ver!

Publicado por: Campus Confresa / 8 de Dezembro de 2015 às 09:52

A Noite Afro, realizada na sexta-feira, 04/12, foi um evento alusivo ao dia da Consciência Negra. Pelo capricho na execução da pesquisa sobre a história do negro em diversos países e na sociedade brasileira em especial, o evento foi bastante elogiado pelo público presente.

Conforme o diretor geral, Rafael Lira, “esta Noite Afro foi além da memória romantizada do negro atuante nas artes, especialmente na música, dança e na culinária, ao buscar exemplos de negros atuantes em ramos como a ciência e a tecnologia e ao discutir a discriminação” exemplificou Lira que também afirmou que o campus irá discutir a questão dos preconceitos em outros segmentos, futuramente.

O evento oportunizou revisitar temas como escravidão, preconceito e discriminação, ainda que de forma lúdica, como nos cantos entoados pelos alunos e nas encenações que emocionaram e fizeram refletir, embora tenham feito a plateia sorrir.

A Noite Afro contou com exposição de comidas e bebidas típicas da cultura afro-brasileira; exposição de desenhos feitos à mão por alunos do campus Confresa, relacionados aos símbolos negros; exposição sobre a atuação de negros na literatura e outras artes; amostras de inventos ou melhorias em modelos de utilidade feitos por negros (como extintores de incêndio, geladeira e centrífuga); além dos habituais desfiles de beleza negra, capoeira, canto e dança, tudo realizado com o cuidado com a contextualização histórica e a representatividade simbólica.